2008/05/22

A Eucaristia e a vida

A finalidade da Eucaristia não é a da capturar Jesus para tê-lo mais próximo, para ter maiores possibilidades de O convencer a conceder graças, aparoveitando o facto de «ter vindo visitar-nos», «ter vindo ao nosso coração».
A Eucaristia foi instituída como alimento para comer, e mesmo quando é exposta para adoração é para ser usada como alimento. Só assim mantém o seu autêntico significado.
O gesto de estender a mão para receber o Pão Consagrado é o sinal da disposição interior a acolher Cristo, e a fazer com que os seus pensamentos se tornem os nossos pensamentos, as suas palavras as nossas palavras, as suas escolhas as nossas escolhas. No sinal da Eucaristia, a Sua Pessoa é assumida, como acontece com o pão.

A metamorfose, acontecerá muito lentamente, o processo será marcado por sucessos e fracassos, mas a escuta humilde da Palavra e a comunhão com o corpo de Cristo farão o milagre. Um dia, o discípulo alegrar-se-á pela transformação que o Espírito - que actua no sacramento - realizou nele, e exclamará como Paulo: agora «já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim» (Gl 2,20)


«Ideias.com» rejubila com a Solenidade do Preciosíssimo Corpo e Sangue de Jesus e partilha esta pequena reflexão sobre a Eucaristia.

2 comentários:

C.M. disse...

Quando recebemos o pão consagrado, Jesus ali está perante nós: e tremo, ao pensar que O vou receber nas minhas mãos impuras; daí crer ser preferível, como antigamente, recebê-lo directamente na boca...e porque não de joelhos? É que está ali Jesus!

Como dizem as nossas Irmãs Reparadoras, ao recebê-lo, desejamos que os pensamentos, as palavras e as escolhas de Jesus sejam apenas os nossos pensamentos, as nossas palavras e escolhas, apesar deste barro tão frágil e imperfeito...

Cabral-Mendes, de Lisboa e com saudades...

osátiro disse...

Rezemos por Habbiba, jovem argelina que se converteu ao Cristianismo e enfrenta prisão por abandonar o Islão.

http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=208084