2008/05/17

Palavra de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima


Dar-vos-ei pastores segundo o Coração de Deus. Jesus é o Bom Pastor a quem Deus confiou as suas ovelhas.
O Bom Pastor deixa transparecer o amor terno e misericordioso do Pai. Jesus é o Pastor enamorado do Pai que dedica o amor Novo a cada um, um grande Amor singularmente bom.
Foi na contemplação do Coração de Jesus, coração de Bom Pastor que o Padre Formigão colheu os sentimentos de bondade, de humildade, de acolhimento e de doçura.
O P. Formigão acentua na sua vida de uma maneira especial a doçura para com Cristo e para com todos, bebeu dessa mesma fonte.
É este o grande sinal que o mundo necessita e que nós temos o dever de dar.
O P. Formigão diz-nos” Só o amor constrói. A pessoa que vive unida a Deus adquire traços da Sua beleza”
A delicadeza de coração e a ternura pelos outros, testemunham a doação da alma grande do P. Formigão como pastor terno e vigilante, à semelhança do Bom Pastor, Jesus Cristo.
À imagem do Bom Pastor revelado por Ezequiel, procura as ovelhas em situação de crise, dispersas, em dias de nevoeiro e de trevas congregando-as de todos os lugares e difundindo-lhes coragem, fortaleza e esperança.
O P. Formigão desenvolveu a sua missão de Pastor em tempos difíceis marcados por conflitos sociais anti-religiosos e ele mostrou-se o Pastor vigilante, cheio de fortaleza e vigor que não descura as necessidades do rebanho.
“Nós precisamos, nos nossos dias, de almas corajosas que vão adiante …” Nesta fortaleza interior manifestou a sua grandeza interior que foi a arma para os tempos difíceis que viveu.
O P. Formigão mostrou-se o Evangelizador onde a Igreja, através dos seus Bispos, lhe indicavam, evangelizador através da pregação de retiros e sobretudo pela direcção espiritual onde acompanhava pessoalmente muitas almas conduzindo-as ao Coração de Deus. Como professor, foi evangelizador da juventude que lhe mereceu o nome de apóstolo da juventude. Semeou a semente da cultura entre a massa mais jovem.
Se contemplarmos o rosto de Jesus descobrimos o rosto de tantos irmãos que necessitam do nosso olhar acolhedor e da nossa partilha de vida doada na totalidade.
Damos graças ao Senhor por este dom. Que o Senhor conceda à Igreja de Portugal muitos pastores segundo o Seu coração.
«Ideias.com» publica a Homilia proferida pelo nosso Bispo de Leiria-Fátima, na Eucaristia que marcou o início das jornadas que assinalaram o encerramneto das comemorações do centenário de ordenação sacerdotal do fundador. A todos os nossos amigos damos a conhecer este encantador trecho.

Sem comentários: