2008/06/17

Centenário do Beato Francisco Marto



Na quarta-feira, 11 de Junho, Portugal iniciou a comemoraçãodo primeiro centenário do nascimento do Beato Francisco Marto. Sexto filho de um casal que teve sete, Francisco foi um dos pastorinhos visitados por Nossa Senhora, na Cova da Iria, em Fátima, de Outubro a Maio de 1917.
Eram eles Francisco, Jacinta, sua irmã, e Lúcia, sua prima.Francisco nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908 e foi baptizado em 20 de Junho de 1908. Quase um ano após as aparições de Nossa Senhora, ele adoeceu, vítima de pneumonia, precisamente em Dezembro de 1918.
A sua grande preocupação era a de "consolar Nosso Senhor". O espírito de amor e reparação para com Deus ofendido, foram notáveis na sua vida tão curta. Passava horas "pensando em Deus". Ele foi um contemplativo.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 13 de Maio de 2000. Em sua homilia, o Papa destacou o momento da aparição afirmando que, só a Francisco, "Deus se dera a conhecer 'tão triste'".

E, na ocasião, João Paulo II acrescentou: "Certa noite, seu pai ouviu-o soluçar e perguntou-lhe porque chorava. O filho respondeu: 'Pensava em Jesus que está tão triste por causa dos pecados que se cometem contra Ele'".

João Paulo II destacou que Francisco viveu movido pelo único desejo, tão expressivo do modo de pensar das crianças, de "consolar e dar alegria a Jesus".
Francisco, continuou o Papa, "suportou os grandes sofrimentos da doença que o levou à morte, sem nunca se lamentar. Tudo lhe parecia pouco para consolar Jesus. Morreu com um sorriso nos lábios.
Grande era, no pequeno Francisco, o desejo de reparar as ofensas dos pecadores, esforçando-se por ser bom e oferecendo sacrifícios e oração."
«Ideias.com» faz festa com o pastorinho Francisco Marto e congratula-se com esta comemoração. Este precioso dom "de consolar Nosso Senhor" é para nós uma lição de vida a seguir.

5 comentários:

osátiro disse...

E o Papa Pio XII tão caluniado- como digo no meu blog- e tão amigo de Fátima

osátiro disse...

Perseguição à Igreja Católica no Vietname:

http://www.zenit.org/article-18806?l=portuguese

Exemplo de Fé e Coragem.

Ver para crer disse...

Creio que o Francisco era mais bonito.
Será que não encontram uma foto melhor do pastorinho?

C.M. disse...

Eu até acho bonita a foto... é foto da época...

Relativamente ao tema, o saudoso João Paulo II, em Fátima, salientou as características da espiritualidade dos dois pastorinhos: Francisco entregue a uma “vida espiritual intensa, que se traduz em oração assídua e fervorosa, chegando a uma verdadeira forma de união mística com o Senhor”, e Jacinta, abismada no mistério da iniquidade presente no mundo.

João Paulo II chamou a atenção para a actualidade da mensagem de Fátima, lembrando a “grande luta que se trava entre o Bem e o Mal, alertando a Humanidade para não fazer o jogo do Mal.

Fátima é assim um farol que nos ajuda a chegar à costa, ao bom porto…

Anónimo disse...

Acho formidável a vida dos 3 pastorinhos, cada qual com a sua personalidade. Mas tenho um especial carinho por essa espiritualidade tão intensa de Francisco, que eu acho uma maravilha.