2008/06/29

Ano Paulino


O Papa Bento XVI proclamou um "Ano Paulino", para celebrar os 2000 anos do nascimento de São Paulo, com início na solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, a 29 de Junho de 2008, e a terminar um ano depois. Este ano Paulino coincide, no tempo, com uma outra proposta feita pelo santo Padre a toda a Igreja: a convocação de um Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Esta simultaneidade sugere-nos a convergência dos dois temas nas propostas pastorais. Paulo, grande Apóstolo da Palavra, pode ser o nosso guia para descobrirmos, mais profundamente, o lugar da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Basta pensar que ele é o autor sagrado mais frequentemente lido na Liturgia.

Esta é também a proposta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o ano Paulino.

«Ideis.com» associa-se a esta festividade e convida todos os seus amigos a viver este ano paulino numa relação forte com Cristo vivo e numa dedicação total das suas vidas a Jesus Cristo.

2 comentários:

Aida Melo disse...

"Paulo, grande Apóstolo da Palavra, pode ser o nosso guia para descobrirmos, mais profundamente, o lugar da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja" - seria muito bom se os senhores bispos e cardeais descobrissem esse lugar. Creio que nos tempos que correm eles são os primeiros a desprezar a Palavra de Deus e quem quer que a escute... não que eu saiba tudo mas a verdade é que quando descobri o lugar da Palavra na minha vida e o lugar da minha vida no coração da Palavra... foi o descalabro na relação com a Igreja! Oro para que a mesma luz que mudou o rumo de Paulo entre uma vez mais na Igreja para a levantar da inércia...

Anónimo disse...

Paulo foi um homem fantásico e de uma coragem inaudita.
Estou de acordo com o comentário de Paulo de Tarso. A Igreja pouco se assume e, pior, confunde os crentes com ideias teológicas controversas, o que se torne ainda mais grave. Pergunto, envergonham-se os padres de, ao menos, terem uma cruzinha na lapela, tal como uma pesssoa casada usa a sua liança aliança?