2007/07/02

P. Formigão Apóstolo do Reino e da Mensagem de Fátima

A peregrinação dos amigos da Família Reparadora ao Santuário de Fátima ocorreu no passado dia 1 de Julho.
Foi um dia de peregrinação cheio de riqueza espiritual.
A parte da manhã teve o seu momento alto no encontro com a Mãe de Jesus através da oração do rosário seguida da Eucaristia. Neste Altar do Mundo, em comunhão com com todos os que estão unidos às intenções do Santuário,
escutámos a Palavra de Deus.


O Presidente da Celebração, Sr. D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro, encheu-nos o coração com a partilha que fez da Palavra de Deus:


«A PARTIR DE FÁTIMA, UM APELO À LIBERDADE RESPONSÁVEl»

"Deus quer-nos livres”, afirmou e convidou os milhares de peregrinos presentes "a procurarem, com Maria como mestra, seguir o caminho da liberdade, que é faculdade e riqueza natural, que significa fazer o que se deve, pelo bem".
D. António Marcelino sublinhou que “Deus quer-nos livres, livres para O amar, para O acolher, para O servir”, e que, por isso, “a Palavra de Deus é um convite à liberdade”.

“Se na nossa vida não há lugar para Deus, para amar os outros como Deus nos amou, então não somos livres”, explicou D. Marcelino que sublinhou que “ser livre, para o cristão ou para qualquer outra pessoa, não é fazer o que apetece mas o que se deve, (porque) só assim se encontra a paz e a liberdade”.

“Deus não aceita razões que impedem de segui-Lo, mas vai dizendo que quer ser seguido livremente, (…), de modo livre, responsável”, explicou o prelado, para quem “Fátima é uma escola alargada ao mundo inteiro”, onde é possível aprender a ser livre, onde é possível “aprender com Maria, a mensagem do Evangelho que nos é proposta”.

E, porque a “liberdade é educável, até ao fim da vida”, o Bispo Emérito de Aveiro exortou os pais a educarem os filhos para a liberdade, isto é, a ajudarem os seus filhos a verem o que é bom e o que é mau, a ensinarem os filhos “a usar a liberdade como dom de Deus».

Após o convívio do almoço, reuniumo-se no Centro pastoral Paulo VI onde escutámos as palavras de boas vindas da Ir. Superiora Geral, sempre cheias de sabedoria;
a Oração pelos Sacerdotes em forma de meditação, enriquecida com imagens, apresentada pela Ir. Amália Maria e ainda momentos de poesia e de dança que trouxeram a este encontro da tarde, arte e leveza.
Connosco esteve também o Senhor Bispo de Lichinga que tomou a palavra para nos falar do trabalho das nossas irmãs na sua diocese.
Toda a riqueza desta tarde foi uma sentida homenagem ao Fundador sob o título: "P. Formigão, Apóstolo do Reino e da Mensagem de Fátima".
O Hino ao Fundador cantado pelos presentes fez a passagem para um outro momento importante: a adoraçãoa Jesus na Eucaristia, no Santuário, seguido da procissão Eucarística.



«Ideias . com» alegra-se com este grande dia de peregrinação e faz votos de que todos os que nele participaram sintam na sua vida a proximidade de Maria e de Jesus Seu Filho. Ao mesmo tempo quer proporcionar este espaço para a partilha e para o testemunho de quantos nos queiram enriquecer ainda mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Está de Parabéns a Congregação por mais este dia de partilha do carisma do seu Fundador.Alegro-me de coração e associo à minha Oração, com muito carinho, todos os participantes que ajudaram a enriquecer o Dia 1 de Julho de 2007.

Maria João disse...

Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.

bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)