
Ao longo deste Mês de Maio, chegaram até nós, muitos ecos do Amor que os portugueses manifestam a Maria, Mãe de Jesus, sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima.
Nos Cerejais, por exemplo, pequena aldeia transmontana da freguesia de Alfândega da Fé, a despedida do Mês de Maio, trouxe ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, milhares de peregrinos que encheram as ruas da aldeia. Na noite do último Domingo de Maio, com a oração do Rosário solenizado com Cânticos e com a meditação dos mistérios feita pelo P. Antunes, os peregrinos rezaram e cantaram os louvores à Mãe de Deus. Á semelhança do que acontece em Fátima, saíu o andor de Nossa Senhora de Fátima com os Pastorinhos, do Santuário em direcção à Igreja do lugar, em procissão de velas, ao som de cânticos e contemplando ao longo do percurso quadros vivos relacionados com as aparições do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima. O espírito de oração e o silêncio vivido ao longo do percurso encantou o coração de todos os paricipantes.

No Domingo, de manhã, na Igreja foi rezado de novo o Rosário, e de seguida, iniciou-se a procissão de regresso ao Santuário, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e dos Pastorinhos. Aqui teve lugar a Eucaristia presidida pelo Rev.mº Sr. Bispo de Bragança e concelebrada por mais seis sacerdotes. No fim da Eucaristia, realizou-se a procissão do adeus à Virgem que, depois de ter abençoado os presentes, recolheu à Igreja do Santuário, entre cântcos da assembleia, sustentados pelo côro de Santa Maria da Feira que se deslocou aos Cerejais, para enriquecer a Liturgia de Domingo de Pentecostes que coincidiu com esta cebração e manifestação de amor a Nossa Senhora.

«Ideias. com» dá este belo testemunho e coloca este espaço aberto a outros testemunhos que engrandeçam ainda mais o que foi a vivência mariana pelas paróquias e lugares de Portugal.