2008/01/30

Cinquentenário da passagem para o Pai!



Hoje, dia 30 de Janeiro faz 50 anos que o Dr. Formigão entrou na Casa do Pai. Morria o homem mas renascia a memória magnânima e perene de alguém que dedicou a sua vida a servir a Igreja de Jesus Cristo que amou profundamente, que foi escolhido por Deus para ser o primeiro Apóstolo da Mensagem de Nossa Senhora em Fátima e para Fundador de uma Congregação Religiosa. Nesta nobre Missão se foi a sua saúde e o seu tempo e, definitivamente, a sua própria vida.

Antes de chegar aos braços do Pai, deixou-nos esta «Prece ardente», soneto que traduz a luta que travou na fidelidade a si mesmo e à Missão que Deus lhe confiou:





Deixa vir à minha alma atribulada,
um raio dessa etérea e ardente luz
que de Ti sem cessar emana e flux
ó doce Coração da Imaculada!

Meus passos firma na sombria estrada
por onde arrasto da amargura a cruz
e, como ao nauta a bússola conduz,
leva-me - sim - à praia suspirada.

Leva-me ao porto, à pátria da ventura,
do amor do bem à fonte eterna e pura,
na mais segura barca -o teu poder.

Escuta a prece, Coração bendito,
que a Ti eleva - doloroso grito -
um peito aflito... exausto de sofrer.

Desejamos que o Fundador, do Céu, derrame as suas bênçãos sobre as irmãs da Congregação que continuam a seguir os seus passos e sobre todos os seus amigos que confiam na sua intercessão.

2008/01/20

Do Lar Universitário Nossa Senhora de Fátima


TESTEMUNHO DA INÊS CAEIRO



A entrada para a faculdade é uma etapa de grande importância na vida de qualquer estudante que ambicione progredir nos estudos do Ensino Superior, e esse passo torna-se ainda mais especial quando alienada à entrada na faculdade vem também a saída de casa….Mudar de casa durante a semana, deixar a família, os amigos do Secundário….e é aqui que se põe a questão: E agora, vou viver onde? Foi nesta fase da minha vida, com tantas questões, poucas respostas e muitas expectativas que conheci o Lar Universitário Nossa Senhora de Fátima…Nesta casa cresci, vivi, chorei e dei gargalhadas de euforia…As Irmãs sempre atentas a cada uma de nós, tão diferentes, fez-me sentir num espaço acolhedor, e em que me sentia integrada e feliz…Na faculdade adquirimos conhecimentos que são essenciais para nos adaptarmos ao mundo em que estamos inseridos e para no futuro termos competências profissionais na área que escolhemos seguir…mas neste Lar eu aprendi a SER…a SER pessoa…a lidar com pessoas muito diferentes entre si…a SER atenta….a SER amiga….a SER tolerante…a SER compreensiva…
Tudo é especial nesta casa…os pequenos-almoços a correr para irmos para as aulas, os almoços, e a confusão da cozinha com tantos cheiros e sabores diferentes que fazem prometer bons pratos para o jantar!
Durante dois anos passaram pelo Lar muitas pessoas, algumas das quais se tornaram amigas para a vida…
Esta experiência de vida em comunidade permanecerá eternamente comigo, uma vez qu
e foram anos muito importantes para mim.
Sinto que tenho tanto para agradecer às Irmãs….Irmã Inácia (que está no meu coração!), Irmã Gertrudes (pela atenção que sempre tinha comigo), Irmã Emília (obrigada pelas sopas tão boas de cada dia!), Irmã Luzia (Que sempre que me abria a porta dizia: “Olha a nossa linda Inês!”) e a Irmã Jacinta (por ser sempre tão querida comigo e por tudo…!)
A paciência…O cuidado…A atenção…As conversas…Os sorrisos sinceros…A Fé….A amizade….
As amigas que aqui fiz sabem o quanto são importantes para mim….vivemos tantos momentos juntas nessa (nossa) casa….momentos que vão ficar sempre no coração!
Mais do que as palavras, que não chegam para exprimir o que sinto, quero agradecer com um grande OBRIGADA por todos estes dias, por todos os momentos, e sobretudo por me terem feito crescer tanto e de uma forma tão especial….
Obrigada por tudo…São experiências como esta que enriquecem a minha vida …
Inês Caeiro – Estudante do 3ºano da Licenciatura em Psicologia na Universidade Católica Portuguesa