2009/09/20

Nossa Senhora das Dores


A Festa de Nossa Senhora das Dores em S. Martinho do Campo



Quem subir a Rua do Calvário, em S. Martinho do Campo, ao transpor o portão da mata encontra -o no dia 15 de Setembro, de cada ano aberto, para que os devotos de Nossa Senhora das Dores possam deleitar -se com a vista panorâmica sobre a Vila e subir ao Nicho de Nossa Senhora das Dores.
Neste dia a linda e grande Imagem da Senhora sai da sua capelinha e fica debaixo
do alpendre contíguo, para que todos possam gozar da Sua presença e rezar Àquela que chamamos a Mãe das Dores porque acompanhou o Seu Filho Jesus até ao Calvário e permaneceu junto da Cruz olhando o Seu Bendito Filho a agonizar e a entregar a Vida por nós. Nossa Senhora das Dores a Mãe de todos os crentes que a ela recorrem nas suas dores e aflições foi visitada por muitos fiéis ao longo do dia.
Também os nossos pequeninos mais crescidos, da sala vermelha e azul lhe fizeram uma visita e, junto da Imagem, acompanhados pela Educadora rezaram pelas Mães de todo o Mundo que sofrem. Fui testemunha deste encontro entre os filhos mais pequeninos e a mãe dolorosa que apresenta um rosto de quem chora e de quem está triste. O momento de oração comunitária dos adultos foi ao final do dia, com a oração do rosário doloroso seguida da celebração da Eucaristia, presidida pelo Revdo Sr. Padre Marcos da Comunidade de Singeverga. Foi um momento celebrativo da vitória do Amor e da Vida sobre a dor e a morte em unidade com Maria, Mãe e Mulher de Coração de Misericórdia e de Amor Pleno pelos Seus Filhos. A Comunidade das Irmãs Reparadoras de Fátima que tem A Senhora das Dores como Padroeira, como Advogada como Mestra e como Mãe, ali esteve saboreando o âmago do seu carisma de vida religiosa, com toda a confiança.

«Ideias.com» saúda a todos quantos durante este mês de Setembro iniciam
as suas actividades, após algum tempo de descanso. De modo especial saúda a todas as irmãs da Congregação e aos nossos leigos que
se associam a nós na vivência espiritual desta festa.
Bem-hajam
.