2009/06/07

Francisco Marto - Crescer para o Dom


O santuário de Fátima vai encerrar o centenário do nascimento do Beato Francisco Marto, com um Congresso, entre os dias 18 e 20 de Junho, intitulado Francisco Marto, Crescer para o Dom. Este congresso pretende estudar a figura e o testemunho desta criança, bem como alguns aspectos relacionados com a espiritualidade infantil.

Francisco Marto faleceu antes de completar os onze anos de idade e está ligado para sempre à história e à mensagem de Fátima, como testemunha das aparições de Nossa Senhora e como fiel acolhedor da mensagem de Maria.

O P. Vítor Coutinho diz-nos:"esta efeméride do centenário é ocasião para realizar um cogresso que aprofunde a figura desta criança, percebendo os desafios que ela pode lançar à vivência da fé, e nos abra horizontes para reflectir sobre o papel da infância no contexto da espiritualidade cristã. Para além da personalidade de Francisco Marto e da mensagem de Fátima, serão abordadas diversas questões ligadas à infância, tais como música, literatura, espiritualidade, catequese, protecção jurídica e teologia pastoral".

A todos os nossos amigos quero colocar a par deste grande acontecimento que será vivido, de uma forma peculiar, pelas crianças de Portugal na sua peregrinação, a 10 de Junho, ao Santuário de Fátima.